sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Água do banho dentro da privada

Na época em que começamos o alicerce da casa e seria necessário realizar o ligamento dos canos de esgoto até a fossa séptica, me deparei mais de uma vez com reportagens sobre o senhor Edison Urbano.
Este senhor inventou algumas coisas para tornar a vida mais sustentável e uma das quais me chamou muito a atenção foi o reaproveitamento da água do banho para uso na descarga.
Há inclusive o esboço (digamos assim, pois segundo o próprio site informa, eles ainda não divulgaram todos os dados técnicos pois todo o projeto encontra-se em fase de testes) de como realizar o reaproveitamento dessa água no site http://www.sociedadedosol.org.br/.
Esse site é muito bacana pois fala de iniciativas como: utilização de energia fotovoltaica, aquecedores solares de baixo custo, etc.
Basicamente, em minhas pesquisas, descobri que a água do banho é classificada como água cinza sendo esgoto que necessita de um tratamento menos intensivo para ser utilizada. Não é o caso da água vinda da pia da cozinha que possui classificação de água negra, justamente por já necessitar de um aparato maior para seu tratamento. Eu não encontrei a classificação da água da máquina de lavar, mas todos concordam que diferente da água do banho, ela "estraga", exalando um cheiro ruim muito mais rápido. Outro dado interessante é que o consumo de água de banho de uma pessoa é em média o mesmo que ela utiliza em descargas (nas convencionais, em casa todos os vasos serão de caixa acoplada, mais econômicas!)
E como não acredito em coincidências, pentelhei meu marido e o pedreiro de que o encanamento da água do banho fosse à parte do resto do esgoto da casa. Ter esse reaproveitamento não economiza só em água, como também poupa nossa fossa, já que a maior parte do que vai para a mesma é água e isso que faz com que elas encham rápido. Conseguida essa vitória, o encanamento de alimentação de água dos vasos sanitários também foi feito à parte em relação aos outros pontos de alimentação de água, mas conta com um registro de fácil acesso na parede para ser aberto que pega água da caixa dágua, caso por ventura não tenha água de reuso disponível.
Quando o encanamento ficou pronto e as pessoas conheciam achavam a idéia super legal. Agora que estamos com as paredes levantadas e o projeto precisando dar sequência de fato eu escuto muito:" ah, mas isso não vai dar problema pra vocês? isso não vai causar transtorno? e se não der certo...?" Eu desanimo por 3 segundos que é o tempo de eu lembrar que quando quis por energia solar, ninguém deu muito crédito e hoje todo mundo acha incrível, que quando quis eu mesma erguer minha casa de tijolo ecológico, sequer me davam atenção e hoje todo mundo bate palmas pra nossa iniciativa.
Tudo que é diferente sempre causa estranhamento, mesmo que você mostre por A+B que é mais econômico. Eu percebo que se tem a alcunha de "ecológico" o preconceito então vai às alturas:  as pessoas no geral consideram bonito na fala, mas pouco acessível e proveitoso na prática.
Hoje, meus encanamentos estão prontos para por o projeto em andamento. O que me falta:
-  ligar os canos num reservatório que deverá contar com alguma peneira para filtrar cabelos e outras partículas sólidas que possam ir com a água do banho e onde será realizado de tempos em tempos o tratamento com cloro dessa água
- fazer com que a mesma "suba" a casa para descer pelos encanamentos. Pelo menos é essa a minha idéia no momento, ter o reservatório no chão para tratamento da água e depois subir ele até a laje do banheiro onde um segundo reservatório irá distribuir para os vasos da casa.
O projeto do site usa uma bomba manual, também de fabricação caseira, para fazer esse "movimento" da água do reservatório para o vaso sanitário. Pode ser uma opção? Pode...mas eu queria algo mais prático, porque é justamente esse tipo de coisa que eu sei que desanima o pessoal de dar sequência. Eu tenho a idéia de usar uma bomba de água simples, 12 V, que utilize energia solar. O que me falta hoje além do dinheiro para comprar essa bomba, é o conhecimento técnico se a água do banho com os componentes de shampoo, sabonete, etc, pode estragar o mecanismo dela.
Vencido esses obstáculos, ficarei feliz e satisfeita quando ao dar descarga, a mesma já venha levemente perfumada de sabonete e com cloro, ou seja, além de economizar água, acho que vou economizar também em limpeza de privada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário