quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Alicerce

Desde o começo da obra tínhamos em mente que iríamos erguer as paredes, só que sendo tijolo ecológico, madeira ou alvenaria convencional qualquer casa precisa de um alicerce.

Outro ponto importante sobre o alicerce para o tijolo ecológico: ele precisa ficar a uns 10 cm acima do chão. Por que? Uma das vantagens do tijolo é você não precisar fazer um grande acabamento, sendo o próprio resinado e você terá uma linda parede de tijolinho. Só que a chuva respingando na terra ao redor suja muito e como qualquer outra construção, umidade nunca faz bem às paredes.

Não nos atentamos para isso quando fizemos o muro. e ele ficou rente ao chão.


Futuramente iremos ou cascalhar ou colocar bloquetes de cimento para deixar a água fluir mas não ficar aquele lamaçal na entrada da chácara.

Mas voltando a questão do alicerce: quando questionamos ao fornecedor dos tijolos se o alicerce seria diferenciado a resposta foi NÃO. Mesmo a casa sendo teoricamente mais leve e com uma distribuição diferente do peso das paredes para o chão em relação à alvenaria convencional, o esquema do alicerce seria o mesmo.

Encontrei pessoas na internet que fizeram desde o alicerce a casa elas mesmo, quando usaram o sistema de radier que em grosso modo (não sou engenheira..rs) é uma laje no chão. Por isso só pode ser feito em terreno plano. É como um grande piso com ferragem e concreto que tem em torno de 10 a 15 cm de espessura. Casas populares, feitas em "processo quase industrial" tem alicerce assim, pois ele é muito rápido e mais em conta de fazer.

Só que meu terreno é em declive. Eu poderia ter pagado um trator para fazer um corte no terreno e deixar ele plano um determinado tanto, mas eu não queria a casa num buraco e eu queria que ela fosse alta, que eu visse a rua e não a rua me visse, entendem??..rsrs

Assim, para o alicerce pagamos um pedreiro (no caso meu sogro que fez um preço camarada :) ), para que a casa ficasse no nível da rua. Ele preferia que fosse feito o corte no terreno e tal, o que ele não entendia é que se fosse para fazer o corte no terreno eu não precisaria dele...hahaha.

Não conheço aqui onde moro pedreiro que já tenha trabalhado com tijolo ecológico. Então, para alguns detalhes, é importante ficar em cima , pois até onde sei, mesmo quando o pedreiro é fera no que faz, sempre consegue sair alguma coisa errada.

O alicerce precisa ter uma folga para não faltar espaço para os tijolos. Recomenda-se que a cada 2 metros de parede você acrescente 8 cm, pois os tijolos não ficam grudadinhos um no outro, eles precisam de um espaço para poder trabalhar a dilatação.

Quando for fazer a casa, lembre que suas paredes precisam ter uma medida múltipla da medida do tijolo. O nosso era na medida de 25 x 12,5 x 7 cm, assim as paredes todas são múltiplas de 25 cm. Os vãos de portas também seguem essa regra.

Sapatas com as ferragens antes de ser concretado
Acima do chão, foi utilizado tijolinho maciço. Na parte mais funda 80 cm de parede. Posteriormente foi passado Neutrol, para impedir a parede de "chupar" a umidade da terra que seria colocada ali.

Após encher com terra, brita para impedir a umidade de subir. Alguns tijolinhos simulando, pois a ansiedade era grande..rs
 



Concretado enfim.

Agora percebo que não tiramos nenhuma foto perto que dê para ver os canos. Os canos de esgoto devem estar todos devidamente colocados antes da concretagem para que depois seja só encaixar o tijolo. Farei um post depois só comentando dos canos, pois como eles vão dentro dos furos, tudo precisa estar muito bem planejado.
No nosso caso que só contamos com um único pedreiro para erguer o alicerce, e somente nossos braços e carriolas aos finais de semana para encher com a terra saída do poço, o processo começou na ultima semana de Maio e foi finalmente concretado na segunda semana de Agosto.
Foi muita coisa feita desde então e vou tentar colocar de forma mais organizada possível, levando em conta minha empolgação sobre o assunto...rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário