terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Começando as paredes

Uma dica legal que vi para pessoas que começaram a erguer elas mesmo sua casa é poder iniciar um comodo à parte da casa, pequeno, como treino! Vi exemplos de quartinhos, depósito e até casinha pro cachorro...rs

Assim, resolvemos por a mão na massa mesmo levantando a lavanderia. Ela foi nosso treino, nossa escola, onde começamos a pegar os macetes, confiança e também onde erramos (mas ainda bem, erros reversíveis )

As dicas que coletei em relação à levantar paredes e posso listar é que o mais importante de tudo é a PRIMEIRA FIADA.

A primeira fiada é feita de modo tradicional com assentamento do tijolo com argamassa, seguindo rigorosamente o nível e a marcação da linha. Entre as instruções que seguimos:
- A "receita" dessa argamassa é de 3:1, ou seja 3 medidas de areia para 1 de cimento. A medida de água é um pouco no olho, pois vai depender da umidade da areia.
- Antes do assentamento é importante passar uma camada de impermeabilizante na linha onde terá a parede. (novamente a preocupação para que a umidade não "suba" pelas paredes)
- Posicionar todos os tijolos primeiro, inclusive no vão das portas antes de começar a assentar para verificar o espaçamento, desenho, encaixe nos canos que já estavam a espera.
- Deixar a distância da espessura de uma régua escolar comum entre um tijolo e outro
- A argamassa deve ter uma camada de +/- 2 cm.
- Algumas pessoas já deixam os ferros posicionados, antes de concretar, mas preferimos fazer furação com uma furadeira no concreto e encaixar os ferros para não correr o risco de ficar torto ou subir encostando no tijolo, o que li ser prejudicial à estrutura, comprometendo a função do ferro.
- sempre há ferros nos encontro de paredes, no limiar dos vão de portas e janelas e a cada distância que é determinada pela necessidade da construção. No nosso caso, essa lavanderia não teria laje e certamente não iremos fazer um segundo andar nela no futuro..rsrs. Assim, os ferros ficaram a uma distância média de 1,00 a 1,25.
- Dois instrumentos muito utilizados não só nesse momento como em toda a elevação da parede é o martelo de borracha e o nível bolha para verificação e acerto constante da posição dos tijolos.


 
 
- Aquele cano branco no chão foi uma entrada que deixamos para a fiação elétrica. Ao lado, menos visível, está um outro cano que irá alimentar a água.
- Depois da primeira fiada os tijolos podem ser assentados com cola PVA (cola branca), ou uma mistura de cimento, cola e água, ou até mesmo totalmente a seco. Esses elementos servem somente para deixar o tijolo no lugar até ser feito o enchimento das colunas com graute e a concretagem das canaletas.
O que mantem qualquer parede em pé é ela estar alinhada.
Vou parar por aqui, pois já começaria a falar das colunas, canaletas, pontos de água, altura de tomadas e o post ficaria muuuuuuuuito longo.
Olhando para essa foto e pensar que a lavanderia foi erguida em 2 meses, trabalhando somente o meio período que minhas filhas estavam na escola e aos finais de semana, já com o encanamento pronto enche meu coração de alegria e orgulho.
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Descobri o seu blog hoje e estou querendo iniciar a minha construção também com tijolos ecológicos. É muito bom saber que tem gente compartilhando de sonhos parecidos com os nossos. Como ficou a obra? Sucesso!

    ResponderExcluir