quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Um grande hiato

Eu peço desculpas e desculpas a todos que já mostraram interesse no blog e perceberam que ele simplesmente parou. Depois de 2 rascunhos de postagens prontas, o meu computador simplesmente pifou. Com a obra em andamento e no momento eu estando desempregada, até consertar o computador se tornou um tanto impossível financeiramente...rs....mas finalmente consegui um computador e estamos de volta!!!!

Uma particularidade do lugar onde estamos é que se trata de uma rua nova. Então não há energia elétrica e nem água encanada (apesar de existir na rua de trás). Desde o começo quando compramos o terreno e o corretor nos veio com aquela lábia de que isso era questão rápida, que praticamente todos os lotes estavam vendidos e logo isso seria resolvido, não acreditei muito (faz mais de 1 ano que ouvimos essa historinha e nada até agora). Então compramos o terreno cientes disso e já pensando em como resolveríamos a questão.

E após a novidade do tijolo ecológico, o segundo item que pesquisamos e fomos atrás foi a bomba de água movida a energia solar. Há kits já prontos em vários sites especializados em energia solar, mas todos tinham um custo em torno de 3 mil para cima. Na época ficamos assustados de investir um valor assim sem saber como funcionava, sem ter ninguém para nos dizer se dava certo, enfim. Então pesquisando mais um pouco encontramos vendedores de bombas com uma capacidade menor e bem mais em conta (abaixo dos mil) e resolvemos testar.

A bomba que adquirimos tem capacidade para elevar 1.000 litros de água a 10 metros de altura e já vinha com um pequeno painel de 30 watts de potência. Ele funcionaria para elevar a alturas maiores, só que proporcionalmente seria menos água, o que não vimos problema.

Muita alegria quando chegou e testamos entre dois baldes de água (hahaha, pode rir, a gente parecia criança quando vê algo novo e que não entende direito). Assim começamos a nos interessar pela energia fotovoltaica.

Esse kit em questão é muito simples, só que obviamente funciona somente quando há sol. Em dias nublados, acredito que pela baixa potência do painel ele não consegue gerar a energia suficiente para fazer a bomba funcionar. Só que a bomba também não fica ligada sempre e nem todos os dias, pois já armazenávamos a água que bombeamos do poço para uma caixa de 500 litros.

Então continuando nossos testes adquirimos uma bateria de carro de 60 ah para deixar o painel funcionando, gerando energia. Com essa bateria conseguimos ligar a bomba em dias nublados e ter luzes a noite pelo terreno. Ah, importante: o painel gera energia numa tensão que varia de 19 v a 30 v em corrente contínua e um pequeno aparelho chamado controlador de carga se encarrega de fazer o controle para carregar a bateria de  12 v. No caso, adquirimos também pela internet lâmpadas que funcionam nessa configuração : 12 V corrente contínua, pois a energia que recebemos da rede em nossas casas é 220 V em corrente alternada, então uma lâmpada normal não poderia ser ligada à bateria. Para isso é necessário outro equipamento : o inversor, mas isso é assunto para outro post quando precisamos de 220 V na obra para ligar furadeiras e outros itens "mais pesados".


Primeiro painel feito em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário